5 passos para lavar a bicicleta em casa

person Postado por: Gaiabike list na: Dicas Bicicleta no: comment Comentários: 0 favorite Hit: 347

Quem pratica BTT sabe que é difícil depois da diversão voltar para casa e não ter a bike toda suja especialmente nesta época do ano em que a chuva transforma o caminho em lama. Mas sabe como limpar a bicicleta corretamente? Preparamos este post para deixares a tua bicicleta como nova depois das tuas voltas.

A limpeza da bicicleta é essencial não só para prolongares a vida útil dos teus componentes como também para obteres a melhor performance possível na tua próxima volta.

1.Começa pelo conjunto de transmissão.

Uma corrente suja além de tornar mais difícil a troca de mudanças, faz barulhos extremamente desagradáveis enquanto se pedala. Para piorar, a acumulação de detritos entre os elos e a restante transmissão reduz significativamente a durabilidade dos componentes. Para limpares a corrente podes utilizar uma escova de dentes ou então uma escova de limpeza. O processo consiste em três etapas: limpar, lavar e secar. Retire a maioria da sujidade com um pano humedecido numa solução própria. Após retirar a maior parte da sujidade com o pano utiliza a escova de limpeza ou a escova de dentes para limpar os elos da corrente e toda a transmissão.

2.Molha.

Por vezes é complicado lavar a bicicleta sem recorrer ao uso de água com pressão no entanto, devemos limitar ao máximo a sua utilização. Usa apenas quando estritamente necessário e evita direcionar o jato de água às peças com rolamentos. Opta por lavar a bicicleta com uma mangueira, fazendo um spray ou um leque suave.

3. Bike Wash.

O Bike wash serve para limpar toda a sujidade que fica na bicicleta. Este produto vem embalado tipo borrifador de modo a ser usado com moderação. Borrifa um pouco a bike, deixa o liquido agir e esfrega com um pano ou uma esponja. Em zonas mais complicadas um pincel pode ser bastante útil.

Os pneus exigem o uso de uma escova. Com o bike wash diluído em água esfrega bem o pneu tanto em cima como nas laterais.

4. Molha de novo.

Retira toda a espuma que estiver na bike. Mais uma vez evita os jatos de água.

5. Seca.

Abana a bike ou bate com os pneus no chão de modo a remover o excesso de água. Podes optar por utilizar panos para secar a bike ou por a deixar ao sol por algumas horas.

Cuidados pós limpeza:

  • Utiliza um produto adequado para desengordurar os discos.
  • Lubrifica a corrente. Remove os excessos.
  • Ao longo do tempo, as pressões dos pneus podem baixar e desta forma tornar a bicicleta mais lenta. Utiliza uma bomba de pé para verificar a pressão dos pneus.
  • De vez em quando é importante que verifiques o aperto dos parafusos da bike de modo a evitares surpresas desagradáveis.

Se não tem um espaço para realizar toda esta manutenção da bicicleta ou até mesmo tempo, pode sempre optar pelo nosso serviço de limpeza. 

Tens alguma dica que queiras deixar relativamente ou modo como limpas a bicicleta em casa? Deixa nos comentário.

Tags: Manutenção

Comentários

Nenhum comentário neste momento!

Deixe o seu comentário