Arranjar um pneu de bicicleta furado em 4 passos

person Postado por: Gaiabike list na: Dicas Bicicleta no: comment Comentários: 0 favorite Hit: 176

Lidar com um pneu furado é algo comum na vida dos ciclistas profissionais ou amadores. O problema pode ser causado por diversas razões no entanto, a tarefa de instalar uma nova câmara de ar é relativamente simples e qualquer pessoa pode e deve aprender. Com o equipamento correto e conhecimento básico podes reparar o pneu furado da tua bicicleta de modo a não comprometer a segurança e a diversão dos teus passeios.

Materiais necessários:

A reparação de um pneu furado é uma das tarefas mecânicas mais simples de realizar na manutenção da tua bike. Mesmo assim, não significa que não possas cometer erros. Vamos explicar-te passo a passo como trocar o furo de um pneu traseiro. Para evitares cometer erros recomendamos que sigas estes 4 passos:

01.  Remover o pneu.

  • Mantém o lado direito da bicicleta voltado para cima e engrena a mudança mais pequena. Se tens travões V-Brakes aperta os dois lados um contra o outro de forma a soltares o cabo do travão para o poderes desconectar. Se tens travões de pinça simplesmente tens de utilizar o manípulo lateral para abrir os travões. Se tens travões de disco passa este ponto à frente.
  • Coloca-te do lado contrário da transmissão e abre o aperto rápido. Com uma mão segura o pneu por baixo e com a outra levanta a bicicleta. A roda deverá sair com facilidade. Volta a pousar a bicicleta de lado com transmissão voltada para cima. Atenção, se a tua bicicleta tiver eixos terás de os desenroscar.

02.  Retirar a Câmara de ar.

  • Para retirares a câmara de ar deves esvaziá-la completamente através da válvula. Depois começa perto de um raio e utiliza a zona curva do desmonta para agarrares a extremidade do pneu e manobra-o ao longo da jante. A centímetros do primeiro desmonta utiliza um segundo para fazeres com que mais pneu saia da jante. Começando pela válvula puxa a câmara de ar furada. 

03.  Localizar o furo.

  • Procura o que deu origem ao furo antes de colocares uma câmara de ar nova. Percorre o interior e o exterior do pneu com a mão de forma cuidadosa de modo a verificar se existe algo afiado ou algum detrito cravado na borracha. Enche ligeiramente a nova câmara de ar até esta ganhar forma. Agora podes inserir a câmara de ar pela válvula. Certifica-te de que a câmara de ar não ficou trilhada. Volta a encher o pneu até à pressão recomendada.

04.  Colocar a roda no quadro da bicicleta.

  • Verifica se o manípulo de aperto rápido está do lado oposto da corrente e afasta a parte inferior da mesma. Coloca a parte superior da corrente à volta da mudança mais pequena e coloca a roda no lugar. Finalmente aperta e ajusta as mudanças, travões e alavancas. 

Não te esqueças de levar estes três acessórios contigo em todas as voltas. Trocas o teu pneu de uma forma diferente? Deixa nos comentário. Boas pedaladas!

Tags: Manutenção

Comentários

Nenhum comentário neste momento!

Deixe o seu comentário