Bicicleta de criança: escolha o modelo correto

person Postado por: Gaiabike list na: Dicas Bicicleta no: comment Comentários: 0 favorite Hit: 567

Se és um amante de ciclismo, é normal que o teu filho acompanhe o mesmo amor e que deseje também ele ser ciclista. Este artigo serve para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir no momento de comprar uma bicicleta de criança.

Antes de tudo, deve ter consciência que assim como acontece com uma bicicleta para adulto, uma bicicleta de criança precisa de ter tamanho adequado. Assim, quando for comprar uma bicicleta infantil é importante que saiba a idade, altura e estatura do pequeno ciclista. Existe um pequeno esquema que relaciona a idade com o tamanho do aro. 

Existe um modelo desenhado a pensar nos mini ciclistas denominado de bicicleta de treino. Estas bicicletas são diferentes das convencionais pois não têm pedaleira, pedais ou rodinhas. Neste modelo, a criança com os pés no chão, empurra o corpo para a frente de modo a fazer as rodas girar e a treinar o equilíbrio em cima da bike. Futuramente, poder passar sem problemas para uma bicicleta com pedais.

As crianças até aos 4 anos de idade usam, geralmente, um modelo de bicicleta infantil aro 12. Este é o menor modelo e permite que a criança mantenha os dois pés firmes no chão de modo a que possa aprender a equilibrar-se. Este tipo de bicicleta vem equipada com rodinhas que podem ser removidas com o tempo.

As bicicletas de aro 16 são as que têm uma maior variedade de modelos pois são usadas por crianças entre os 4 e os 8 anos. Existe um modelo intermédio entre o aro 12 e o aro 16 que é o de aro 14 no entanto, o tamanho de uma para a outra varia muito pouco.

Entre os 7 anos e os 12 anos as crianças devem usar bicicletas de aro 20. Existem ainda os modelos de aro 24 que são adequados para jovens acima dos 9 anos com mais de 1,50m.

É óbvio que existe uma enorme preocupação com a segurança dos jovens ciclistas. Desta forma, além de querer comprar o equipamento adequando, existem outros pontos essenciais no que diz respeito à segurança dos teus filhos. É essencial ter consciência que como jovem ciclista, o seu filho irá cair e mais do que uma vez certamente. Assim, deverá garantir que ele anda de bicicleta com o equipamento de proteção adequado. Hoje em dia existem capacetes, roupas, luvas e muitos outros equipamentos de qualidade que podem fazer toda a diferença na hora da tão esperada queda. 

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e não se esqueça que apesar de eles caírem é sempre saudável fazerem exercício físico e passaram tempo ao ar livre. Se depois de ler este artigo ainda estiver com duvidas não hesite em contactar-nos. 

Tags: crianças

Comentários

Nenhum comentário neste momento!

Deixe o seu comentário