Principais pedais de encaixe para BTT

person Postado por: Gaiabike list na: Dicas Bicicleta no: comment Comentários: 0 favorite Hit: 1334

A utilização de pedais de encaixe representa um avanço na performance de um ciclista. No entanto, existem diferentes modelos com características e vantagens únicas que deverás ter em conta no momento de compra dos mesmos. Desta forma, criamos este artigo para que possas ter conhecimento dos diferentes modelos e decidir com conhecimento das vantagens que poderás tirar da tua compra.

Pedais SPD: o popular sistema SPD (Shimano Pedaling Dynamics) desenvolvido pela marca japonesa Shimano, em 1990, garante um encaixe e desencaixe rápido. É conhecido por ser um sistema robusto e com grande durabilidade, no entanto, a sua grande vantagem é a possibilidade de ajuste da tensão das molas. Possuí dois lados de encaixe e a sua principal desvantagem é que em terrenos enlameados pode acumular bastante sujidade.

Pedais Click’R: este sistema, criado também pela marca japonesa Shimano, é conhecido por atender às necessidades dos iniciantes. Desenvolvido com uma estrutura semelhante à do sistema SPD mas com uma mola de baixa tensão e um design que possibilita tirar e colocar os pés nos pedais com maior facilidade.

Pedais Eggbeater: desenvolvido pela marca norte-americana Crankbrothers, têm um design minimalista e funcional. Estes pedais oferecem quatro lados de encaixe apesar de não contar com sistema de tensão de mola. Estrutura em liga leve de alumínio e sistema de eixo com rolamentos.

Pedais ATAC: pedais criados pela marca francesa TIME que não acumulam lama ou sujidade. Os ATAC (Auto Tension Adjustment Concept) foram desenvolvidos a pensar nos trilhos.

Pedais S-Track: criados pela marca francesa Look tendo como objetivo não acumular a sujidade. São conhecidos por serem muito leves e tendencialmente são usados a um nível mais avançado e profissional.

Tenha em atenção que assim como cada encaixe é exclusivo a cada marca, o taco (peça instalada no sapato de ciclismo para usar os pedais de encaixe) também o é. Se ficaste com alguma dúvida, deixa a tua questão nos comentários.

Tags: Componentes

Comentários

Nenhum comentário neste momento!

Deixe o seu comentário