Razões para usar óculos no ciclismo

person Postado por: Gaiabike list na: Dicas Bicicleta no: comment Comentários: 0 favorite Hit: 358

Contrariamente ao que possas pensar, o uso de óculos no ciclismo vai muito além do fator estético. Funcionam como elemento de proteção. Este artigo vai-te explicar porque os deves usar.

É importante perceber que os óculos são um elemento de segurança muito importante seja no ciclismo urbano, de montanha ou estrada, ou seja, independentemente do terreno por que pedales. 

A principal função deste acessório é a proteção dos olhos, órgão extremamente sensível e exposto. Ao pedalar, seja a baixa ou alta velocidade, os olhos ficam expostos ao vento e consequentemente a detritos, pedras, insetos e objetos minúsculos. No ciclismo de montanha os perigos aumentam. Além de tudo isto, os óculos funcionam ainda como proteção contra a luminosidade. Deves-te estar a perguntar, mas que características devem ter uns óculos de ciclismo? 

  • Armação: podes optar por uma armação de plástico, nylon ou até em carbono se quiseres diminuir o peso. Existem hastes desenvolvidas para ciclismo com ajustes rápidos ao capacete e com furos para ajudar na ventilação. Existem armações que possibilitam a troca das lentes de modo a que te possas adaptar à luminosidade.
  • Lentes: é extremamente importante que optes por umas lentes com proteção ultravioleta para protegeres os teus olhos do sol. Se fores praticante de ciclismo de montanha, a proteção anti-risco será um extra que deverás ter em conta. No caso de optares por uma armação que possibilite a troca de lentes percebe a diferença existente entre as diferentes lentes: lente escura - usadas nos dias de sol intenso e com muita claridade, lentes claras - desenvolvidas para dias nublados e de baixa luminosidade, lentes fotocromáticas - uma vez que escurecem e clareiam de acordo com a luz ambiente são ideais para quando vais pedalar ao fim do dia (diurno e noturno), lentes amarelas - ótimas para passeios noturnos (deixam o ambiente mais claro aos olhos).

Existe uma grande diversidade de marcas e modelos de óculos no mercado logo não tens desculpa para pedalar sem proteção.

Tags: Equipamento

Comentários

Nenhum comentário neste momento!

Deixe o seu comentário